Autor(es):
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre ; Carvalho, Olivia ; Barbosa, Susana ; Martins, Rosa ; Pascoinho, João
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/3885
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): educação; inclusão
Descrição
O atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar a perspetiva de inclusão de profissionais que exercem atualmente funções na educação pré-escolar, em jardins de infância públicos. Tratou-se de um estudo exploratório com oito participantes, em que metade refere adotar aquele modelo pedagógico.