Document details

Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes

Author(s): Piscalho, Isabel ; Simão, Ana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4300

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): autorregulação da aprendizagem; educação pré-escolar; ensino básico; continuidade educativa; desenvolvimento profissional; self-regulated learning; preschool education; basic education; ontinuing education; professional development


Description

Promover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo