Author(s):
Rafael, D. ; Catela, David ; Olhos, B. ; Oliveira, J. ; Gonçalves, M. ; Brígida, Nancy ; Mercê, Cristiana ; Branco, Marco A. C.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4753
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): controlo motor; motricidade fina; crianças; FTT; maturação; desenvolvimento; motor control; fine motricity; children; maturation; development
Description
A motricidade fina pode ser caracterizada como uma componente fundamental para a execução de diversas atividades importantes para a autonomia da criança, no seu dia-a-dia. O teste de batidas do dedo é usualmente utilizado para avaliar a motricidade fina ou destreza manual. Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e maturação da motricidade fina em crianças entre os 6 e os 9 anos. Foi aplicando o teste de batidas do dedo a 60 crianças (M=8,141±1,064), 6 tentativas durante 10 segundos. Os dados foram recolhidos através de um sensor inercial (MEMS) e posteriormente tratados em SPSS. Verificou-se que as crianças de 6 anos parecem já demonstrar uma capacidade de diferenciação entre mão preferida e não-preferida, e que existiu um aumento gradual no número de batidas de ano para ano, podendo significar uma mudança significativa no processo de desenvolvimento e maturação da motricidade fina. A aplicação do FTT em crianças poderá ser útil para avaliar o desenvolvimento e maturação da motricidade fina bem como a preferência manual das crianças.