Document details

Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores

Author(s): Piscalho, Isabel ; Colaço, Susana ; Pappámikail, Lia ; Correia, Marisa ; Cardoso, Inês

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4790

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): ambientes de aprendizagem inclusivos; diversidade; educação inclusiva; equidade; formação; inclusive learning environments; diversity; inclusive education; equity; training; Ambientes de aprendizaje inclusivos; diversidad; educación inclusiva; equidad; formación


Description

Neste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents