Document details

O impacto das atividades integradas STEM no interesse dos alunos do ensino secundário pelas áreas STEM

Author(s): Ribeirinha, Teresa ; Baptista, Mónica ; Correia, Marisa

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4905

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): alunos do ensino secundário; atividades integradas STEM; educação STEM; interesse em carreiras STEM; secondary school students; integrated STEM activities; STEM education; interest in STEM careers


Description

A investigação sugere que o desenvolvimento de atividades que integrem conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (atividades integradas STEM), em contextos formais pode, não só, suscitar o interesse dos alunos por estas áreas, bem como, minorar a desigualdade de género evidenciada nestas áreas. Este estudo teve como objetivo analisar o efeito de atividades integradas STEM, desenvolvidas na disciplina de Química do 12.º ano de escolaridade, nas perceções dos alunos relativas ao interesse em seguir carreiras STEM. Adotou-se uma abordagem quantitativa com medidas de pré-teste e pós-teste, para uma amostra de conveniência, constituída por 191 alunos. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa nas intenções dos rapazes de prosseguirem oportunidades educativas que poderiam conduzir a uma carreira nestas áreas, após a realização das atividades, enquanto os resultados do sexo feminino não apresentaram diferenças. Estes resultados realçam a importância das atividades integradas STEM no desenvolvimento e manutenção do interesse dos alunos pelo prosseguimento de estudos nestas áreas. Além disso, reforçam a necessidade destas atividades serem incorporadas em níveis de ensino inferiores e de forma

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents