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BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].

Autor(es): Nobre, Sílvia ; Linhares, Elisabete ; Casanova, Joana ; Cíntia, Rosa ; Pereira, Tomás

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/5039

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): biodiversidade; cadeia alimentar; fábula; preservação; 1.º CEB


Descrição

As cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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