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Oficina Pedagógica: “Floresta, muito mais que árvores”

Autor(es): Linhares, Elisabete ; Nobre, Sílvia ; Amaro, Maria ; Caridade, Mário ; Mendes, Madalena

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/5041

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): oficina pedagógica; ecossistemas florestais; objetivos de desenvolvimento sustentável; 1.º Ciclo do Ensino Básico


Descrição

A oficina pedagógica direcionou-se a uma turma com 23 alunos do 4.º ano de uma escola pública de Santarém, no âmbito das atividades desenvolvidas na semana da Ciência e da Tecnologia 2023. A atividade realizou-se no espaço exterior da Escola Superior de Educação de Santarém, tendo tido a duração de vinte minutos. Os objetivos principais foram: sensibilizar para a problemática da poluição dos ecossistemas florestais, identificar as suas causas e promover as respetivas soluções e desenvolver competências de cariz ambiental que envolvam a participação ativa dos alunos na preservação dos ecossistemas. A oficina procurou promover os objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o objetivo 13 (ação climática) e o objetivo 15 (proteção da vida terrestre), no sentido de melhorar a educação e a capacidade dos estudantes para aprenderem soluções no que respeita às alterações climáticas. A dinâmica iniciou-se com a leitura de uma estória sobre um parque florestal, representativo de um ecossistema fictício em equilíbrio, destacando danos posteriores causados pelo ser humano e as respetivas consequências para a sobrevivência dos seres vivos. A análise visual de ecossistemas saudáveis e poluídos foi o ponto de partida para a construção de ecossistemas poluídos, recorrendo à utilização de legos. Posteriormente, os alunos propuseram soluções escritas em post-its, colando-as em diferentes ramos de uma pequena árvore. As soluções apresentadas indicam que devem ser colocados mais ecopontos, plantar árvores, não poluir o ambiente terrestre e aquático, cuidar e ser amigo do ambiente limpando-o e ajudando os animais, bem como participar em campanhas de sensibilização. A avaliação baseou-se no desempenho, cumprimento do tempo e criatividade dos alunos, com uma avaliação não formal realizada em grupo no final. Considera-se que os objetivos desta oficina foram alcançados através dos ecossistemas recriados em legos e das soluções propostas pelos alunos no final da oficina.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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