Document details

A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua

Author(s): Cardoso, Inês ; Matias, André ; Almeida Cardoso, Maria Inês

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/5769

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): ensino superior; didática da língua; escrita; relação com o saber; relação com a escrita


Description

O ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.

Document Type Conference proceedings
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém; Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents