Author(s):
Pinto, António ; Henriques, Carla ; Martinho, Ana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/2366
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Inovação; Competitividade; Desempenho empresarial; Setor têxtil português
Description
Este estudo tem como principal objetivo analisar o contributo da inovação para a rendibilidade empresarial no setor têxtil português. A inovação constitui-se um elemento-chave para a melhoria do desempenho das empresas, na medida em que permite agregar valor aos produtos/serviços, diferenciá-los, melhorar processos e aceder a novos conhecimentos e mercados. Para o estudo, recolheram-se dados do Inquérito Comunitário à Inovação de 2008 (CIS) e do Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI). A análise dos dados envolveu técnicas de análise univariada e multivariada (análise fatorial, regressão linear e regressão logística). A realização do presente estudo sugere que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade. Constatou-se também que quanto maior é a dimensão da empresa e a relevância dos mercados externos no seu volume de negócios, maior é a propensão para inovar.