Author(s):
Alves, Ana Berta ; Coutinho, Emília ; Vallescar-Palanca, Diana ; Margarida Campos, Sofia
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/8011
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Mentoria; Programa de mentoria; Politécnico de Viseu; Mentoring; Mentoring program; Polytechnic University Viseu
Description
A implementação da mentoria é uma prática de relacionamento intencional, de natureza espontânea, informal ou formal, entre duas ou mais pessoas. O seu objetivo é a troca de conhecimentos, perspetivas, orientações, experiências ou estratégias, que ajudam no enriquecimento pessoal e profissional, a melhorar ou adquirir novas competências, ampliar redes, a encurtar os caminhos e a evitar alguns erros. As diferentes pessoas e as suas práticas dão origem a variados estilos de relacionamento na mentoria que têm sido tipificados em diversos estudos sobre o tema. Realizar o emparelhamento (match) adequado entre mentor/a e mentorado/a redunda no sucesso da mentoria. O projeto +Mentoria(s), apresenta o referencial pedagógico nº1, Mentoria 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos. Um guia geral, de leitura rápida, para conhecer o núcleo fundacional da mentoria: 1) A mentoria como uma via de duplo sentido; 2) Os seus atores, mentor/a e mentorado/a, assim como 3) As fases do relacionamento na mentoria. Palavras chave: mentoria via de duplo sentido, mentor/a, mentorado/a, relacionamento na mentoria, tipologia de mentor/a, tipologia de mentorado/a, inclusão.