Author(s):
Oliveira, Adriana José de ; Augusto, Luísa ; Santo, Pedro Manuel do Espírito ; Santos, Sara
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/8291
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Comunicação; bem-estar físico; qualidade de vida; imagem afetiva; WOM; Communication; physical well-being; quality of life; a ective image
Description
Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especí co, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identi cou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e de nir uma estratégia de comunicação e ciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.