Detalhes do Documento

Investigação e formação em questões de género com crianças

Autor(es): Almeida, Ana Margarida ; Cardoso, Ana Paula ; Lacerda José, Carla Sofia Pereira ; Ferreira, Manuela ; Margarida Campos, Sofia ; de Pinho Ferreira Guiné, Raquel

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/9455

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): educação para a cidadania; género; crianças; estereótipos; igualdade de oportunidades


Descrição

Introdução: As questões de género são um tema fundamental na atualidade, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Objetivo: Compreender as perspetivas das crianças sobre a igualdade de género, em geral e a nível profissional e salarial, antes e depois de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Métodos: Estudo qualitativo que consistiu numa investigação sobre as práticas, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados. Participaram 24 crianças, do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Resultados: Os dados revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitas delas modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto pela diferença salarial entre homens e mulheres, sobre a qual não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais para todos no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.

Tipo de Documento Revista
Idioma Português
Contribuidor(es) Instituto Politécnico de Viseu
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.