Author(s): Lacerda José, Carla Sofia Pereira ; Azevedo Gomes, Cristina ; Abrantes, Isabel ; Cardoso, Ana Paula
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/9560
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Author(s): Lacerda José, Carla Sofia Pereira ; Azevedo Gomes, Cristina ; Abrantes, Isabel ; Cardoso, Ana Paula
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/9560
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
A ESEV tem uma longa tradição na formação inicial e contínua de professores e educadores. A sua oferta formativa atual integra quatro cursos de mestrado profissionalizantes, um mestrado em educação especial, e uma licenciatura em educação básica. As práticas de formação da ESEV sempre tiveram a preocupação de criar ambientes pedagógicos que aproximassem as pessoas que nela estudam e trabalham. Esta dimensão pessoal e relacional sempre foi considerada como um ponto forte em todas as avaliações internas e externas. O sucesso educativo, o bem-estar dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor estão profundamente relacionados com contextos educativos que valorizem o reconhecimento e as relações positivas, reconhecendo-se o valor da Educação Relacional e dos seus princípios orientadores para a formação inicial de professores. Este capítulo pretende refletir a importância e o valor da Relação Pedagógica na formação inicial de professores. Nesse sentido, procura, num primeiro momento, refletir sobre este contexto de formação em múltiplas dimensões e tensões. Num segundo momento, procura-se explorar práticas de educação relacional que, de forma explícita ou implícita, já são desenvolvidas na ESEV. Num último momento, exploram-se oportunidades de inovação nos cenários e práticas educativas enraizados em dinâmicas da educação relacional que afirmem uma escola que valoriza todos e cada um no seu percurso de aprendizagem.