Document details

Percursos para o (re)conhecimento da Educação Relacional: Abordagens e Práticas numa IES de formação inicial de professores

Author(s): Lacerda José, Carla Sofia Pereira ; Azevedo Gomes, Cristina ; Abrantes, Isabel ; Cardoso, Ana Paula

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/9560

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu


Description

A ESEV tem uma longa tradição na formação inicial e contínua de professores e educadores. A sua oferta formativa atual integra quatro cursos de mestrado profissionalizantes, um mestrado em educação especial, e uma licenciatura em educação básica. As práticas de formação da ESEV sempre tiveram a preocupação de criar ambientes pedagógicos que aproximassem as pessoas que nela estudam e trabalham. Esta dimensão pessoal e relacional sempre foi considerada como um ponto forte em todas as avaliações internas e externas. O sucesso educativo, o bem-estar dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor estão profundamente relacionados com contextos educativos que valorizem o reconhecimento e as relações positivas, reconhecendo-se o valor da Educação Relacional e dos seus princípios orientadores para a formação inicial de professores. Este capítulo pretende refletir a importância e o valor da Relação Pedagógica na formação inicial de professores. Nesse sentido, procura, num primeiro momento, refletir sobre este contexto de formação em múltiplas dimensões e tensões. Num segundo momento, procura-se explorar práticas de educação relacional que, de forma explícita ou implícita, já são desenvolvidas na ESEV. Num último momento, exploram-se oportunidades de inovação nos cenários e práticas educativas enraizados em dinâmicas da educação relacional que afirmem uma escola que valoriza todos e cada um no seu percurso de aprendizagem.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents