Author(s):
Sousa, Carlos ; Almeida, Joana O. ; Delgado, Raimundo M.
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3484
Origin: Repositório Científico IPVC
Subject(s): Pontes rodoviárias; Avaliação; Inspecção; Sistemas de gestão de obras de arte
Description
A comunicação apresenta e compara duas metodologias de classificação de pontes rodoviárias que podem ser usadas no âmbito de um Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA): uma adoptada em Portugal pelas Estradas de Portugal e outra adoptada nos Estados Unidos da América pelo departamento de Transportes da “Federal Highway Administration (FHWA)”. A partir da apresentação e comparação dos resultados obtidos na aplicação dessas metodologias de classificação a um conjunto de pontes actualmente em funcionamento no Distrito de Viana do Castelo, nos anos de 2003 e 2008, são evidenciadas as principais diferenças entre ambas e são tecidas algumas considerações relativas às suas correspondências. Efectuando uma análise comparativa dos resultados obtidos para uma mesma ponte no ano de 2003 e no ano de 2008 são ainda feitas algumas observações relativas à evolução do estado das mesmas num período de cinco anos, o período que usualmente é considerado para a periodicidade das inspecções principais. Ainda a partir dos resultados obtidos na classificação de um conjunto de pontes pelas duas metodologias de avaliação consideradas, são também discutidas algumas variações inerentes à subjectividade inerente à inspecção, ao inspector e às próprias classificações. Para incrementar a qualidade da informação recolhida e estimada com base nas inspecções, é feita uma reflexão final sobre alguns dos mecanismos que poderão ser usados para objectivar a avaliação das pontes num contexto de um SGOA, tendo em vista um incremento da fiabilidade dos seus resultados finais.