Autor(es):
Monteiro, Ana ; Orvalho, Luísa ; Amorim, Clara ; Manuel, Cândida ; Tavares, Dina
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/4386
Origem: Repositório Científico IPVC
Assunto(s): Feedback entre pares; Pensamento crítico; Ensino Superior
Descrição
O presente trabalho surge do compromisso das docentes e investigadoras envolvidas com a promoção do pensamento crítico dos estudantes do Ensino Superior (ES), de uma forma explícita, sistemática e eficaz. Porventura a missão por natureza do ES, o desenvolvimento do pensamento crítico tem-se revelado, com a massificação, internacionalização e digitalização do ES, um considerável desafio. Foi também com este propósito que surgiu a CRITHINKNET – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, no âmbito da qual foi criado este grupo de trabalho. Esta rede tem como foco a promoção de boas práticas de ensino-aprendizagem-avaliação e investigação do pensamento crítico no ES em Portugal. Neste trabalho partilhamos as etapas iniciais de um estudo sobre o papel do feedback entre pares, enquanto metodologia de aprendizagem ativa que estimula a análise e reflexão em torno de diferentes perspetivas, para o desenvolvimento das capacidades e disposições de pensamento crítico.