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Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional

Author(s): Antunes, R. ; Guedes, M. ; Alexandre, J. ; Veríismo, M.

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/23034

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Competências socioemocionais; Perturbação de hiperatividade e défice de atenção; Programas de promoção de competências socioemocionais


Description

Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção

Document Type Journal article
Language Portuguese
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