Author(s): Barreto, M. ; Carvalho, C.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/28724
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Paulo Freire; Formação de professores na Guiné-Bissau; Centro Máximo Gorki; Princípios pedagógicos PAIGC
Author(s): Barreto, M. ; Carvalho, C.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/28724
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Paulo Freire; Formação de professores na Guiné-Bissau; Centro Máximo Gorki; Princípios pedagógicos PAIGC
Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento.