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Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki

Autor(es): Barreto, M. ; Carvalho, C.

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/28724

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Paulo Freire; Formação de professores na Guiné-Bissau; Centro Máximo Gorki; Princípios pedagógicos PAIGC


Descrição

Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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