Author(s): André, P. ; Rodrigues, P. S.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/31562
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Classicismo -- Classicism; Urbanística; Arquitetura -- Architecture; Lisboa; Plano de renovação
Author(s): André, P. ; Rodrigues, P. S.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/31562
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Classicismo -- Classicism; Urbanística; Arquitetura -- Architecture; Lisboa; Plano de renovação
A arquitectura faz parte de um tecido orgânico e um apreçado fascínio centrado só nas transformações pode ocultar a raiz das permanências. Procurando realizar uma leitura que vá além do viciado foco patrimonialista no Plano de Renovação da Cidade de Lisboa, que encadeia a visão que pode descortinar a essência clássica da sua arquitectura, tomamos de empréstimo a lente de um conjunto de arquitectos/historiadores do séc. XX-XXI aplicada à identificação e análise do classicismo da arquitectura moderna. A partir deste modelo teórico, pretende-se tornar evidente a matriz clássica implícita no Plano de Renovação da Cidade de Lisboa, que, na segunda metade do séc. XVIII, na sequência do terramoto de 1755, pautou a reconstrução da mais importante cidade do Reino. Os arquitectos/engenheiros militares que desenharam e implantaram, na parte baixa da cidade, o Plano de Renovação de Lisboa, criaram uma estrutura urbana de traçado coerente e racional, assim como uma arquitetura precisa e clara, ambos de ressonância clássica. Verificaremos como corresponde a uma cultura de regulação urbana que se manteve na cidade medieval, patente na ley do alinhamento, e que está logo presente na Dissertação sobre a renovação da Cidade de Lisboa (1755- 56), de Manuel da Maia. Deste modo, mostraremos como o Plano de Renovação da Cidade de Lisboa, pela essencialização da arquitectura, pela depuração das formas e pela estrutura reticular é simultaneamente clássico, tradicional e moderno.