Autor(es): Jerónimo, R. ; Soares, S.
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/31605
Origem: Repositório ISCTE
Assunto(s): Aprendizagem situada; Participação activa; Teoria dialógica; Comunidades de aprendizagem
Autor(es): Jerónimo, R. ; Soares, S.
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/31605
Origem: Repositório ISCTE
Assunto(s): Aprendizagem situada; Participação activa; Teoria dialógica; Comunidades de aprendizagem
A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico.