Author(s): Lapa, T.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/31954
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Práticas culturais-Portugal; Sociologia da cultura -- Sociology of culture; Estudos culturais; Cultura; Inquéritos -- Surveys
Author(s): Lapa, T.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/31954
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Práticas culturais-Portugal; Sociologia da cultura -- Sociology of culture; Estudos culturais; Cultura; Inquéritos -- Surveys
No campo do audiovisual, temos vindo a assistir, ao longo das décadas, a mudanças estruturais nos padrões de consumo mediático e a inovações recorrentes nos suportes tecnológicos da televisão e da rádio. Estes putativos «velhos» media, também apelidados de clássicos ou tradicionais, têm-se reconfigurado recorrentemente nos conteúdos e formatos, assim como tecnologicamente, ao longo do percurso da sociedade moderna. Concomitantemente, os padrões de consumo das suas audiências constituem uma manifestação sociológica das preferências informativas, de entretenimento e culturais de uma dada sociedade. Rejeitando um determinismo tecnológico na explicação das transformações do campo audiovisual, podemos dizer que mudanças de cariz tecnológico, como a comunicação mediada pelas redes digitais, económicas, organizacionais, sociais e culturais se promovem umas às outras, dando azo a inovações nos produtos e serviços que, por sua vez, moldam gostos, preferências, disposições e estilos de vida. Neste sentido, ao procurarmos os fatores que comandam a mudança de meios de comunicação como a televisão e a rádio, entre outros, podemos falar de transformações tecnossociais desses meios.