Detalhes do Documento

Ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico: experiência organizacional num colégio em Lisboa

Autor(es): Braz, Ana Mafalda Bernardo Duarte d´Almeida

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/8283

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Projeto; Educação bilingue; 1º Ciclo do ensino básico; Ensino privado; Project; Bilingual education; Private school


Descrição

O projeto em estudo surge como consequência de um outro (já desenhado pela instituição em análise) e resulta de uma necessidade de desenvolver o ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico de um Colégio em Lisboa. O projeto pretende dar continuidade ao iniciado, abordando não só questões pedagógicas como de gestão e administração. Este projeto objetiva a implementação do ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico deste Colégio, seguindo as suas várias fases: diagnóstico, plano de ação e a (preparação para a) avaliação. Propõe-se que as mudanças afetas ao projeto não sejam tomadas por impulso mas que sejam pensadas e desenhadas de acordo com os problemas levantados e de forma sustentada. A metodologia utilizada assenta em vários instrumentos e estratégias de recolha de informação – (questionários, análise SWOT, tabela de problemas e finalidades, focus group) – e foi pensada de acordo com a realidade da instituição em análise, pretendendo-se contribuir para ultrapassar os problemas existentes e criar possíveis soluções.

This project emerges from another one (already designed by the school) and it is a result of a necessity of developing the bilingual education in the key stage 2 (1º ciclo do Ensino Básico in Portugal) of a private school in Lisbon. This project intends to continue the work that has been done by the school by approaching not only pedagogical but also management and administration affairs. This project seeks to implement the bilingual education in this school by following different stages: diagnostic, planning and evaluation. In addition, it is required that the changes related to the project shouldn´t be taken unreflectively but, on the contrary, taken in a reasonably way by thinking and designing them according to the risen problems and under a theoretical point of view. The used methodology – questionnaires, SWOT analysis, problems and purposes chart, focus group, semi-directive interview – was thought in consonance with the school reality and aspires to help it to overcome the currently problems and to create possible solutions.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.