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Cultura Organizacional e Qualidade em Serviços em Instituição de Saúde Pública Portuguesa

Autor(es): Lourenço, Paulo José de Freitas ; Massano-Cardoso, Ilda ; Matos, Fátima Regina Ney ; Nodari, Cristine Hermann

Data: 2017

Origem: Repositório Aberto do Instituto Superior Miguel Torga

Assunto(s): Cultura organizacional - Organizational culture; Tipologia de cultura - Culture profile; Gestão da qualidade - Quality management; Cliente interno - Internal client; Qualidade dos serviços - Service quality


Descrição

Nos últimos anos, têm proliferado em Portugal investigações sobre a cultura organizacional e a gestão da qualidade, quer no setor industrial, quer no setor da saúde. Esta investigação por meio de um estudo de caso consistiu na aplicação de dois questionários, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o SERVPERF, no Hospital Distrital da Figueira da Foz tendo em vista identificar a tipologia da cultura organizacional e verificar uma possível relação com as dimensões da qualidade percecionadas pelos colaboradores desta instituição de saúde. Os resultados obtidos demonstram que a tipologia de cultura organizacional que obteve maior pontuação foi a cultura de mercado. Relativamente à perceção das dimensões da qualidade, nos serviços, pelos clientes internos, verificou-se que a dimensão confiança que obteve a pontuação mais elevada, correlacionando-se estatisticamente com as quatro tipologias de cultura, clã, adocrática, burocrática e de mercado. / In recent years, investigations on organizational culture and quality management have proliferated in Portugal, both in the industrial sector and in the health sector. This investigation through a case study consisted in the application of two questionnaires, the Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) and the SERVPERF, in the District Hospital of Figueira da Foz in order to identify the typology of the organizational culture and verify a possible relation with the dimensions of quality perceived by the employees of this health institution. The results obtained demonstrate that the typology of organizational culture that obtained the highest score was market culture. In relation to the perception of the dimensions of quality in the services, by the internal clients, it was verified that the trust dimension that obtained the highest score, correlating statistically with the four typologies of culture, clan, adocratic, bureaucratic and market.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório ISMT
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