Detalhes do Documento

Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adulta

Autor(es): Martins, Carla ; Barreto, Ana Luísa ; Castiajo, Paula

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/3339

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Teoria da mente; Idade escolar; Adolescência; Idade adulta; Avaliação; Theory of mind; School age; Adolescence; Adulthood; Assessment


Descrição

A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados