Author(s):
Santos, António José ; Monteiro, Lígia Maria Santos ; Sousa, Tânia Lobo ; Fernandes, Carla ; Torres, Nuno ; Vaughn, Brian E.
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3380
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Reduzido envolvimento social; Pré-escolar; Ajustamento psicossocial; Low social engagement; Pre-school; Psychosocial adjustment
Description
O reduzido envolvimento social, aspeto central na defi nição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verifi cou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, também, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refl etem as difi culdades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.