Author(s):
Antunes, Mafalda Godinho Maia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4964
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Motivação para a leitura; Hábitos de leitura; Desempenho em leitura; Motivation for reading; Reading habits; Reading performance
Description
Este estudo teve como objectivos centrais o estudo da motivação para a leitura das crianças, relacionando este constructo com os hábitos de leitura e desempenho em leitura (fluência, correcção e compreensão). Foram utilizados três instrumentos distintos: “Eu e a Leitura” – Questionário de Avaliação da Motivação para a leitura”; Questionário “As minhas Leituras” e o “Questionário para o Professor – Avaliação do Desempenho em Leitura”. Para validação dos resultados deste último questionário foi também aplicado a 1/3 da amostra o “Teste de Avaliação das Competências em leitura”. Neste estudo participaram 102 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos e que frequentam o 3º e o 4º ano de escolaridade. Os Professores titulares fizeram também parte do nosso estudo. Os resultados do estudo sugerem que existe uma relação da motivação para a leitura nos hábitos de leitura (caracterizado pela frequência de leitura das crianças) e no desempenho em leitura (avaliado pelos Professores). As crianças que apresentaram uma maior motivação para a leitura, demonstraram também uma maior frequência de leitura. Encontramos também uma correlação positiva entre estas duas variáveis. Os resultados indicam ainda a existência de uma correlação positiva da motivação para a leitura com todos os parâmetros de análise elaborada pelo Professor. Quanto às correlações existentes entre a avaliação que os professores realizaram sobre o desempenho em leitura dos alunos e o teste de avaliação de competência aplicado pelo investigador, verificou-se uma correlação positiva entre as seguintes componentes: fluência e correcção, sendo que não foi possível verificar esta correlação na componente compreensão.