Author(s):
Amaral, Virgílio Ribeiro
Date: 1997
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/5717
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Representações sociais; Ancoragem; Identidades sociais; Social representations; Anchorage; Social identities
Description
Esta investigação procura responder a duas questões relevantes no campo das produções empiricas sobre as relações entre representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento e identidades sociais. A primeira diz respeito aos diferentes niveis de ancoragem das representações sociais: em inserções socioeducativas objectivas que são tomadas na literatura como identidades sociais (e.g. Snellman e Raty, 1995), e nas identidades sociais operacionalizadas em termos de autocategorização e identificação a categorias relevantes. O segundo problema diz respeito ao poder preditivo daquelas insersões sociais objectivas e das identidades sociais relativamente às respostas representacionais. Tomando como variáveis independentes a profissão (professores versus não professores) e o estatuto de maternidade (mães versus não mães) analisa-se o nível de ancoragem sociológico. Analisa-se a ancoragem psico-sociológica através da introdução de medidas de autocategorização e identificação às categorias «Mãe» e «Professor». Os resultados mostram diferenças entre os dois níveis de ancoragem. Para responder ao segundo problema procedeu-se a uma análise de regressão múltipla, e os resultados mostram que esteriótipos e autocategorizações explicam mais variância do que as inserções objectivas no espaço socio-educativo.