Detalhes do Documento

Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção

Autor(es): Menezes, Marina ; Moré, Carmen Ocampo ; Barros, Luísa

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/6106

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psicologia pediátrica; Formação; Pesquisa; Intervenção; Pediatric psychology; Training; Research; Intervention


Descrição

O presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de “desconstrução de saberes tradicionais”, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando- os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados