Document details

O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentes

Author(s): Prata, Ana ; Ducharne, Maria Adelina Barbosa ; Gonçalves, Carlos ; Cruz, Orlanda

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/6450

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Desenvolvimento vocacional; Estilos educativos parentais; Rendimento escolar; Parenting practices; School achievement; Vocational development


Description

Compreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents