Autor(es):
Almeida, Cristina Vaz de ; Lopes, Carlos ; Beatriz, Gonçalves ; Nascimento, Carla Alexandra Fernandes do ; Bernardes, Carla de Paula ; Marques, Catarina ; Mendonça, Clara Sofia Freitas Jasmins ; Santos, Diogo Manuel Franco ; Rocha, Eliana Marina Calado de Oliveira ; Feio, Graça do Carmo Aires ; Sampaio, Helena Alves de Carvalho ; Fernandes, Isabel Maria Afonso ; Fonseca, Mariana Miguel Santos ; Simões, Patrícia Inês Macedo ; Taborda, Paula Filipa Mendes Tomás ; Silva, Raquel Alves ; Nogueira, Rui
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/8249
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Comunicação em saúde; Vacinação; COVID-19; Literacia em saúde; Jovens; Marketing em Saúde; Estratégias; Plano de intervenção
Descrição
Um conjunto de duas dezenas de profissionais portugueses de várias áreas da saúde refletiu em conjunto sobre as questões que levam os jovens a não se interessarem pela vacinação contra o COVID-19 e a forma mais eficaz de se ultrapassarem estas crenças negativas e barreiras à vacinação. As preocupações destes jovens sobre os efeitos seguros da vacinação, a proteção de familiares e amigos e o regresso às atividades sociais parecem ser fatores motivadores para a ação de vacinação e proteção. Neste sentido, e reunindo o conhecimento sobre as campanhas de marketing em saúde e os conteúdos comunicativos que podem influenciar positivamente esta mobilização para a vacinação, estes profissionais apresentam neste relatório um conjunto de dados científicos, estratégicos e operacionais que podem apontar alguns caminhos. Este grupo de trabalho avaliou o perfil dos jovens (dados demográficos e psicográficos), as crenças, as necessidades, a perceção do risco e as motivações que podem ser atendidas para que se criem, com a brevidade possível, através dos recursos públicos e das autoridades sanitárias, onde se inclui a Direção-Geral da Saúde (DGS), formas de melhor promover os objetivos inequívocos: vacinar a população jovem em Portugal com a brevidade possível.