Detalhes do Documento

Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?

Autor(es): Silva Marques, Carla Sofia ; Barata, Carlos ; Abrantes, Isabel ; Gomes, Elsa ; Da Silva Lopes, Betina ; M. Callapez, Pedro

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/3841

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Aprendizagem; Resolução de problemas; Fóssil; Literacia; Geociências; Metamorfismo; Learning; Fossil; Literacy; Geoscience; Metamorphism


Descrição

RERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do LNEG
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados