Detalhes do Documento

Janela para os Museus de Ciência Portugueses

Autor(es): Barata, Carlos ; Silva Marques, Carla Sofia ; da Silva Lopes, Betina ; Carvalho Soares, Diana Rita ; Abrantes, Isabel ; Gomes, Ana ; Lopes, Fernando Carlos ; Gomes, Elsa ; Callapez Tonicher, Pedro Miguel

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/5942

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Geologia; Museus de Ciência; Tecnologias móveis; Geology; Science Museums; Mobile technologies


Descrição

RESUMO: Enquadrada na implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e nos avanços da tecnologia móvel, este estudo apresenta as fases iniciais da construção da aplicação digital (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, com o objetivo de ser um recurso para o planeamento a longo e médio prazo, nomeadamente na definição de atividades desenvolvidas fora da escola. Atualmente, o estudo centra-se na integração de uma base de dados, com atividades dos museus/centros de ciência portugueses, em particular Geologia, numa app. Esta permitirá aos professores de ciências selecionar exposições e atividades a implementar nos museus, centros de ciência e centros interpretativos portugueses, com foco na Geologia. Apresentam-se as funções, as características e as etapas futuras deste estudo, com o objetivo de construir um recurso valioso para o ensino, incentivando a implementação de atividades de aprendizagem em museus de ciências.

ABSTRACT: Following the trend to implement Information and Communication Technologies in education, and taking advantage of mobile technology advances, this study presents the early stages of the construction of the digital application (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, aiming to be a resource for teachers, designed for long and medium-term planning, particularly in the definition of activities developed outside the school. Presently, the study focus on the integration of a database, with exhibitions and activities of Portuguese science museums/centres, in particular Geology, into an app. This will allow science teachers, in particular Biology and Geology teachers in secondary education, to select exhibitions and/or activities to be implemented in Portuguese museums, science centres and interpretive centres. The current functions and details as well as future stages of this study are presented, to build a valuable resource for teaching, encouraging the implementation of learning activities in science museums.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do LNEG
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.