Document details

Viagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021)

Author(s): Barata, Carlos ; Silva Marques, Carla Sofia ; da Silva Lopes, Betina ; Carvalho Soares, Diana ; Abrantes, Isabel ; Gomes, Ana ; Lopes, Fernando Carlos ; Gomes, Elsa ; Callapez Tonicher, Pedro Miguel

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.9/5950

Origin: Repositório do LNEG

Subject(s): Geologia; Exames nacionais; Avaliação; Programas curriculares; Geology; National exams; Evaluation; Curricular programmes


Description

RESUMO: Este estudo procura compreender a importância dada à georreferenciação de situações reais nas questões de Geologia dos Exames Nacionais (EN) de Biologia e Geologia (BG) portugueses e contextualizá-la com o currículo. Estes exames são obrigatórios para a conclusão da disciplina bienal de BG (10.º e 11.º anos) dos Cursos Científicos e Humanísticos, podendo ainda constituir um requisito obrigatório ou facultativo para o acesso ao ensino superior. Para tal, analisaram-se os grupos de questões de Geologia de 39 EN realizados entre 2008 e 2021, os quais revelaram que a maioria dos grupos de questões de Geologia são enquadrados em cenários científicos georreferenciados (93,6%), sendo os Açores a região citada mais frequentemente. O presente estudo transmite a importância de situações reais, em particular do arquipélago dos Açores, para os conteúdos de Geologia lecionados nos 10.º e 11.º anos, considerando os atributos geológicos desta região e a sua presença frequente nos EN portugueses.

ABSTRACT: This study seeks to understand the importance given to the placement of real-life situations in Geology questions of National Portuguese Biology and Geology Exams and to contextualize it with the curriculum. These exams are required to conclude the biennial course of Biology and Geology (10th and 11th grades) of the Scientific and Humanistic Courses, and they may also constitute a compulsory or optional requirement for access to higher education. To that end, we analysed the Geology questions groups of 39 exams held between 2008 and 2021, which showed that most groups of Geology questions are framed in georeferenced scientific scenarios (93.6%), being the Azores region frequently cited. The present study conveys the importance of real-life situations, particularly the Azorean region, for the contents of Geology, taught in 10th and 11th grades, considering the geological attributes of this region and its frequent presence in Portuguese national exams.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do LNEG
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents