Detalhes do Documento

Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo nos Exames Finais Nacionais de Biologia e Geologia

Autor(es): Silva Marques, Carla Sofia ; Barata, Carlos ; Carvalho Soares, Diana ; Gomes, Ana ; Lopes, Fernando Carlos ; Abrantes, Isabel ; da Silva Lopes, Betina ; Gomes, Elsa ; Callapez Tonicher, Pedro Miguel

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/5960

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Avaliação; Exames finais nacionais; Geologia; Metamorfismo; Programas curriculares; Curricular programmes; Evaluation; Geology; Final national exams; Metamorphism


Descrição

RESUMO: A finalização da disciplina bienal de Biologia e Geologia (BG) pressupõe um exame final nacional (EFN) no 11º ano de escolaridade, que pode constituir um requisito de acesso ao ensino superior. Neste estudo, pretende-se compreender o peso atribuído à temática “metamorfismo e rochas metamórficas”, nos EFN da disciplina de BG da 1.ª e 2.ª fases, entre 2006-2021, e analisar a tipologia dessas questões. Foram analisadas 493 questões de Geologia de 32 EFN, tendo-se quantificado as questões com a temática em estudo (42) e avaliou-se a sua tipologia. Analisados os dados, constatou-se uma representatividade variável entre 5,0% (2020) e 33,3% (2013) na 1.ª fase e entre 5,9% (2016) e 20,0% (2009) na 2.ª fase, o que sublinha a importância conferida a esta temática nos EFN. As questões de escolha múltipla predominam tanto nas provas da 1.ª (34,1%) como da 2.ª fase (27,3%), não se constatando uma distribuição equitativa quanto à tipologia dessas questões.

ABSTRACT: The completion of the biennial Biology and Geology (BG) subject presupposes a national final exam (EFN) in the 11th year of schooling, which can be a requirement for access to higher education. This study aims to understand the weight attributed to the theme “metamorphism and metamorphic rocks”, in the 1st and 2nd phases BG NFE, between 2006-2021 of the, and analyze the typology of these questions. A total of 493 Geology questions from 32 NGTs were analyzed. The questions related to the topic under study (42 questions) were quantified and their typology was evaluated. The representation varies between 5.0% (2020) and 33.3% (2013) in the 1st phase and between 5.9% (2016) and 20.0% (2009) in the 2nd,which underlines the importance given to this subject in this NFE. Multiple choice questions predominate in both the 1st (34,1%) and 2nd phase (27,3%), without an even distribution of the type of question.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do LNEG
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados