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(RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° ano

Author(s): Silva Marques, Carla Sofia ; Barata, Carlos ; Carvalho Soares, Diana ; Gomes, Ana ; Lopes, Fernando Carlos ; Abrantes, Isabel ; da Silva Lopes, Betina ; Gomes, Elsa ; Callapez Tonicher, Pedro Miguel

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.9/5961

Origin: Repositório do LNEG

Subject(s): Ensino secundário; Manuais escolares; Metamorfismo; Recristalização; Neocristalização; High school; Metamorphism; Neocrystallization; Recrystallization; Textbooks


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RESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de fases minerais já presentes - recristalização. Esta distinção leva-nos a questionar como é que esta temática é apresentada nos manuais escolares portugueses de Geologia. Para tal, foram analisados três manuais escolares do ano letivo 2022/23 e três do ano letivo 2008/09. Verificou-se que os manuais de 2008/09 referem apenas o processo de “recristalização”. Constatando-se uma evolução positiva nos manuais escolares de 2022/23, mas apenas um introduz o conceito de “neocristalização”. Ainda assim, no geral, estes promovem uma melhor compreensão dos processos que levam à formação de rochas metamórficas.

ABSTRACT: In Portugal, metamorphism is a topic included in the learnings of the 11th grade discipline of Biology and Geology. It is understood as a set of processes involving modifications in the mineral content/composition and/or microstructural of a rock, predominantly in the solid state. During these processes both nucleation and growth of new minerals - neocrystallization - and of mineral phases already present - recrystallization - may occur. This distinction leads us to question how this topic is presented in the Portuguese school textbooks of Geology. For that, three textbooks from the school year of 2022/23 and other three from the school year of 2008/09 were object of analysis. Despite the positive evolution noted in the 2022/23 textbooks, only one introduces the concept of “neocrystallization”. Nevertheless, the 2022/23 textbooks promote a better understanding of the processes that lead to the formation of metamorphic rocks.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do LNEG
CC Licence
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