Detalhes do Documento

Kids à descoberta

Autor(es): Reis, Catarina ; Martins, Cátia ; Raposo, José ; Freitas, Maria ; Vieira, M. ; Caldeira, Suzana Nunes ; Carvalho, Célia

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/3860

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Criança; Orientação Vocacional


Descrição

A Orientação Vocacional é um processo abrangente que incide numa busca sobre conhecimento acerca de si próprio, tendo em conta caraterísticas pessoais, familiares e sociais e promovendo o encontro com as afinidades do próprio sujeito, além de informações relacionadas com o mundo laboral. Logo, a orientação vocacional insere-se numa abordagem psicopedagógica de busca de identificação pessoal e profissional (Levenfus, 1997). A literatura aponta alguns estudos que refletem a relevância da orientação vocacional na infância, sublinhando o papel da fantasia e da imaginação (Super, 1980). Algumas evidências Denissen, Zarrett e Ecles (2007) - crianças que têm acompanhamento vocacional tendem a desenvolver consciência das suas competências e interesses, isto é, desenvolvem o autoconhecimento, prosseguindo por áreas que valorizem as suas capacidades. Pinquart, Juang’s e Silbereisen’s (2003) – a orientação vocacional em períodos precoces do desenvolvimento favorece o aparecimento de crenças de autoeficácia. Sabe-se que um dos fatores facilitadores do sucesso escolar é o sentido de eficácia. Um psicólogo de referência no domínio da autoeficácia, Albert Bandura (2004), afirma que as pessoas ao acreditarem que através das suas ações podem produzir resultados desejados e evitar resultados indesejados, têm incentivo para agir ou para ser resilientes quando enfrentam dificuldades. É neste enquadramento da psicologia que se concebe um projeto, Kids à Descoberta, que passa por uma aposta nos princípios da orientação vocacional na infância, desafiando, desde cedo, a clarificação dos autoconceitos com vista à facilitação de escolhas adequadas e com sentido para o próprio e, por isso, potenciadoras do sucesso escolar. Nessas atividades, as crianças serão desafiadas a desempenhar diferentes papéis, sob a premissa “EU SOU…”

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados