Autor(es):
Silva, Alexandra R. ; Gabriel, Rosalina ; Rosário, Isabel Amorim do ; Arroz, Ana Moura ; Picanço, Ana ; Matos, Sónia
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/6517
Origem: Repositório da Universidade dos Açores
Assunto(s): Educação Ambiental; Ensino Básico; Ensino Secundário; Guia de Campo
Descrição
Num contexto escolar em que os alunos estão menos vezes do que o desejável em contacto direto com ambientes naturais, pretende-se, no âmbito do projeto de investigação Guia de Campo, disponibilizar a professores, pais e jovens um conjunto de atividades de exploração da natureza idealizadas de modo a diversificar os tipos de inteligência, de experiências e de elementos naturais abrangidos. De acordo com a abordagem da aprendizagem situada, que sublinha a relevância da relação entre a aprendizagem e a situação física e social em que ocorre, estas atividades foram desenvolvidas e testadas por jovens escuteiros de diferentes idades no Trilho dos Mistérios Negros, no Parque Natural da Ilha Terceira (Açores, Portugal). A seleção de atividades apresentadas neste guia como materiais de educação ambiental multidisciplinares, foi realizada tendo em conta a identificação de contextos específicos que facilitassem as aprendizagens, promovendo a curiosidade e conhecimento das crianças e jovens sobre os ambientes naturais do local onde vivem. Visava-se aumentar a sua exposição e conexão à natureza e expandir as suas possibilidades de relação (affordances) com ela. Crê-se estar a contribuir, deste modo, para o desenvolvimento da consciência ambiental e de competências cognitivas e metacognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Para cada atividade encontram-se identificados os anos escolares e as áreas curriculares em que se enquadram de forma mais imediata. É também apresentada informação relativa às áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como aos tipos de inteligência mais diretamente implicados, de acordo com a teoria das inteligências múltiplas.