Author(s): Teixeira, Ricardo Cunha
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/6922
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Resolução de Problemas; Modelo de Barras; Método de Singapura; Ensino da Matemática
Author(s): Teixeira, Ricardo Cunha
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/6922
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Resolução de Problemas; Modelo de Barras; Método de Singapura; Ensino da Matemática
A resolução de problemas com recurso a ferramentas matemáticas pode constituir um desafio altamente motivador. Desafia-se o leitor a experienciar “o prazer da descoberta” na resolução de problemas, com recurso ao modelo de barras, uma ferramenta eficaz de apoio à resolução de problemas, que começou por ser implementada nas escolas de Singapura, sendo atualmente aplicada em muitas partes do Mundo, incluindo na Região Autónoma dos Açores, onde foi introduzida por intermédio das oficinas "Matemática Passo a Passo" direcionadas aos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste texto, exemplificam-se os esquemas mais comuns.