Autor(es): Madeira, Rúben da Silva Sá
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/6659
Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa
Assunto(s): Marketing; Branding; Marca; Marca Sporting
Autor(es): Madeira, Rúben da Silva Sá
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11144/6659
Origem: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa
Assunto(s): Marketing; Branding; Marca; Marca Sporting
Este estudo procura refletir sobre o conceito de branding e os impactos que a pandemia COVID-19 teve no seu funcionamento, enquanto estratégia comunicativa da Marca Sporting. A relação existente entre as áreas do desporto e da comunicação, personificada pelos conceitos do marketing e comunicação, revela-nos que estas áreas se encontram cada vez mais unidas em torno da gestão das organizações desportivas. Por isto, a pertinência desta relação faz-nos considerar a concretização da dissertação de mestrado que aqui se apresenta. Sendo o desporto um fenómeno que transporta o ser humano para a ordem das paixões (Carriço Reis, Jerónimo e Sousa, 2010), desencadeando relações de caracter fortemente emocional (Weber, 2022), as estruturas profissionais dos clubes alavancam debaixo deste desígnio a comunicação como os adeptos e sócios, enquanto peças indispensáveis ao funcionamento capitalista dos clubes-empresas. A comunicação é um elemento fundamental à vida, sem a qual não conseguimos viver, por isso, relacionando-a com o desporto, centramos as nossas atenções na aplicação de estratégias e conteúdos comunicativos por parte de um dos chamados “3 Grandes” do futebol português, antes e durante um período conturbado da mais recente história da humanidade, isto é, o período pandémico do novo coronavírus. Assim, para a minha dissertação de mestrado, pretendo conectar conceitos do marketing e comunicação, para posteriores análises e considerações, através da recolha de dados por meio de entrevistas, a profissionais da gestão da Marca Sporting, e análise de conteúdos produzidos pelo departamento responsável pela Marca digital do clube leonino.