Author(s):
Gonçalves, Raquel
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11144/6853
Origin: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa
Subject(s): Crianças; Perturbação do Desenvolvimento; Empoderamento Familiar; Abordagem Sistémica
Description
O presente relatório pretende apresentar aos leitores o trabalho decorrente do estágio académico no âmbito do mestrado de Psicologia Clínica e do Aconselhamento, realizado na Universidade Autónoma de Lisboa. A população alvo são crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 6 anos, com perturbações do desenvolvimento, residentes no distrito de Lisboa. No âmbito do estado da arte, a intervenção precoce inicialmente focava-se nos déficits do desenvolvimento, com intervenção direta e exclusiva na criança, assente numa perspetiva biomédica. Posteriormente, sob influência da teoria dos sistemas, Dunst defende uma abordagem de intervenção, vista como um suporte familiar de resposta multidisciplinar, e com extrema importância numa intervenção em idade precoce nos déficits do desenvolvimento infantil. A abordagem sistémica pretende consciencializar a família, bem como promover as ferramentas necessárias ao empoderamento familiar e capacitar a criança com autonomia. Porém, a dificuldade observada durante o estágio, por forma a atingir este objetivo com sucesso, prende-se com o grande número de pedidos de referenciação à equipa local, o que dificulta uma intervenção individualizada, com a criança e a sua família. Na segunda parte deste relatório é feita referência a alguma literatura consultada no âmbito dos temas pertinentes à fundamentação dos casos acompanhados e, por último, apresenta-se a discussão clínica dos casos A e B, bem como uma reflexão pessoal sobre o estágio.