Author(s):
Teixeira, Sónia Isabel Pereira Ramos
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20654
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Desenvolvimento profissional; Supervisão pedagógica; Reflexão; Observação de aulas; Colaboração; Professional development; Pedagogical supervision; Reflection; Classroom observation; Collaboration; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
O presente trabalho é o produto construído e reconstruído de atos de reflexão sobre o meu percurso profissional, onde através da seleção de três dos seus momentos mais significativos, se realiza uma análise reflexiva dos mesmos, sustentada nos quadros teóricos disponíveis. O texto que se apresenta está organizado em redor de dois grandes vetores que se interpenetram – desenvolvimento profissional e observação de aulas. Este relatório evidencia a absoluta necessidade do desenvolvimento profissional do professor, num tempo de incerteza, imprevisibilidade, complexidade, ambiguidade e acelerada mudança que caracteriza a sociedade atual e que coloca à escola e, em particular, aos professores, muitos e diferentes desafios aos quais é imperioso dar resposta. Neste contexto, clarifica-se o conceito de desenvolvimento profissional e analisam-se os cinco modelos de desenvolvimento profissional apresentados por Marcelo (1999). Para além disso, examinam-se diversos dispositivos promotores do desenvolvimento profissional, nomeadamente: a reflexão; a supervisão e, no seu seio, a observação de aulas; a investigação e a colaboração, avaliando-se, também, o seu impacto no desenvolvimento profissional do professor. Assim, este relatório está subdividido em três capítulos, correspondendo cada um deles a um dos momentos chave escolhidos. Nos dois primeiros capítulos, reflete-se sobre a influência da supervisão e da observação de aulas no meu desenvolvimento profissional. No primeiro capítulo, analisa-se essa influência na perspetiva de estagiária e no segundo, do ponto de vista de orientadora de estágio. No terceiro capítulo, abordo o impacto da dinâmica colaborativa, estabelecida no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, no meu desenvolvimento profissional. O texto termina com algumas reflexões e propostas de intervenção numa atividade prospetiva orientada para o desenvolvimento e a melhoria.
The present work is the result of acts of building/rebuilding and consequent reflection throughout my professional career, leading to the selection of the three most significant moments that will be carefully analyzed and sustained by the theoretical models available. The present text is organized around two major vectors that are linked – professional development and classroom observation. This report highlights the absolute need that a teacher has to grow professionally in a time of uncertainty, unpredictability, complexity, ambiguity and fast change that characterizes today´s society and that places schools, mainly, teachers to many different challenges which is absolutely necessary to respond. In this context, the concept of professional development is going to be clarified and the five models of professional development presented by Marcelo (1999) will be analyzed. In addition, several devices that promote professional development, including: reflection; supervision and, within it, classroom observation; research and collaboration, by evaluating its impact on teacher professional development will be all examined. Thus, this report is divided into three chapters, corresponding each one to the chosen key moments. In the first two chapters, one reflects about the influence of supervision and classroom observation on my professional development. In the first chapter, one analyses that influence on a trainee´s perspective and the second, concerning the supervisor´s point of view. In the third chapter, I discuss the impact of collaborative dynamic, established under the Action Plan for Mathematics, in my professional development. The text concludes with some reflections suggestions for an efficient development and improvement of the pedagogical activity.