Author(s):
Ferro, Nuno Salvador Sena Pais de Oliveira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/22050
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Liderança; Inteligência emocional; Auto liderança; Espiritualidade; Motivação; Leadership; Emotional intelligence; Self-leadership; Spirituality; Motivation
Description
Este relatório de estágio aborda o fenómeno da liderança e auto liderança. Pretende-se, através da exploração do conceito de liderança, entender se é possível um indivíduo auto liderar-se e, assim sendo, de que formas se pode fazê-lo e como poderá afectar os nossos comportamentos, a nossa prestação. Esta investigação aborda o fenómeno da liderança e os vários estilos associados, assim como a inteligência emocional, de forma a identificar alguns indicadores que se permitam a exploração do conceito de auto liderança. Podemos afirmar que a liderança já foi razoavelmente estudada nas comunidades académicas, e já muito sabemos acerca deste fenómeno, apesar de muitas questões ainda estarem sem resposta ou sem base empírica. Uma destas questões refere-se à auto liderança e à necessidade de nos gerirmos a nós próprios. Com cada vez mais liberdade, com a necessidade de tomar inúmeras decisões e reagir correctamente aos vários contextos que nos rodeiam, torna-se no mínimo importante sermos capazes de gerir os nossos pensamentos, emoções e comportamentos, de forma a sermos bem-sucedidos nas acções e escolhas que tomamos. Uma boa auto liderança, como veremos, pode ajudar uma pessoa a ir mais facilmente ao encontro da sua espiritualidade, dos seus objectivos e sonhos, do indivíduo que se quer ser. Quando precisamos de motivação, quando estamos emocionalmente instáveis ou precisamos de confiança, auto liderar-nos eficazmente pode afectar positivamente os nossos pensamentos e, consequentemente, os nossos comportamentos. Esforçar-nos por nos auto liderarmos pode ser vantajoso para a nossa vida pessoal e profissional. Naturalmente, atendendo ao tipo de trabalho e contexto no qual foi realizado, concede-se mais foco à sua possível relevância em contextos profissionais e organizacionais. Esta investigação, assente na revisão da literatura apontada, baseia-se também na realização de oito entrevistas semi-estruturadas a elementos da equipa da agência de comunicação Porter Novelli Portugal.