Document details

Papel da ansiedade e evitamento em situações sociais e de desempenho na insónia e qualidade do sono em estudantes universitários

Author(s): Leite, Ana Maria Coelho

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/29497

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Qualidade do sono; Insónia; Ansiedade e evitamento social; Estudantes universitários; Sleep quality; Insomnia; Anxiety and social avoidance; University students


Description

Na perturbação de ansiedade social, as situações sociais são evitadas ou encaradas com intenso medo ou ansiedade. A ideação cognitiva é a de ser avaliado negativamente ou envergonhado e rejeitado pelos outros. Estes pensamentos têm consequências na qualidade do sono, coexistindo com perturbações do sono, como a insónia, sendo esta a perturbação de sono mais prevalente. O objetivo geral desta investigação foi o de explorar o papel da ansiedade social na insónia e qualidade do sono, numa amostra de estudantes universitários. Esta amostra foi constituída por 231 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos (M = 20.02, DP = 1.67), que preencheram o questionário sociodemográfico, a Escala de Ansiedade e Evitamento em Situações de Desempenho e Interação Social e a Escala Básica de Insónia e Qualidade do Sono. Verificou-se que cerca de 60% dos estudantes eram poor sleepers. Relativamente à ansiedade social, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função do sexo, sendo que o sexo feminino apresentava pontuações superiores ao masculino, e do ano de escolaridade, com os alunos do 1º ano a apresentarem pontuações superiores, por outro lado não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na BaSIQS. Verificou-se que o evitamento é um preditor estatisticamente significativo de pior qualidade do sono, mesmo depois de controlar para o sexo e ano de escolaridade. Estes resultados evidenciam a importância de estudar o papel da ansiedade social na qualidade do sono, particularmente em contextos que implicam fases de transição e que colocam desafios aos sujeitos, como o contexto universitário.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati; Maia, Berta Maria Marinho Rodrigues
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents