Document details

O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes

Author(s): Serrão Cunha, Rosário ; Ribeiro, Luísa Mota ; Sequeira, Cristiana ; de Almeida Barros, Rita ; Cabral, Leonor ; Dias, Teresa Silva

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/30081

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Aprendizagem escolar; Ensino; Adolescência; School learning; Teaching; Adolescence; Aprendizaje escolar; Enseñanza; Adolescencia


Description

Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents