Author(s):
Ferreira, Ivone ; Andrade, José Gabriel
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/33263
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Organizações; Comunicação; Fundo Monetário Internacional (Fmi); Reputação; Organizations; Communications; International Monetary Fund (IMF); Reputation
Description
Em setembro de 2016 a Associação Portuguesa para os Direitos do consumidores (Deco) realizou um inquérito para aferir o conhecimento que os portugueses tinham sobre as principais organizações nacionais e internacionais. Em antepenúltimo lugar ficou o Fundo Monetário Internacional (FMI). Dada a proximidade temporal entre a vinda do FMI a Portugal e a elaboração desse inquérito, consideramos pertinente analisar a imagem que os portugueses têm sobre a organização que figura entre as instituições de que os portugueses mais ouviram falar, através dos media, nos últimos anos. O desconhecimento dos portugueses relativamente ao FMI é notório nas respostas aos inquéritos, em que apenas 5% dos inquiridos classificaram de forma correta todas as afirmações sobre a instituição: o valor mais baixo dos países em estudo.