Author(s):
Trigo, Luísa Ribeiro ; Ramalho, Sofia ; Baldaque, Margarida Rodrigues ; Cabral, Ana ; Dias, Teresa ; Quintas, Rita ; Sequeira, Cristiana ; Cabral, Leonor ; Cunha, Rosário
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/36470
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Ensino e aprendizagem; Preocupações dos professores; Práticas profissionais; Teaching and learning; Teachers concerns; Professional practices
Description
Este estudo teve como objetivo analisar as preocupações relatadas por educadores/professores, relativamente à sua experiência diária enquanto profissionais docentes. Participaram na investigação 178 educadores e professores de estabelecimentos de ensino privado em Portugal, do pré-escolar ao 12.º ano. Os dados foram recolhidos através de um questionário com questões abertas, cujas respostas foram analisadas através de análise de conteúdo. Emergiram três preocupações principais: preocupações relativas à esfera do aluno, à esfera do professor e ao contexto familiar e societal. As preocupações com o aluno centraram-se sobretudo na promoção da sua aprendizagem e desenvolvimento e em atributos do aluno percecionados como dificultadores do processo de ensino-aprendizagem. As preocupações da esfera do professor focaram-se na gestão da sala de aula, nas exigências inerentes ao papel de professor e no processo de ensino na sala de aula. Algumas características do contexto familiar e societal mais amplo emergiram também como preocupações destes educadores/professores. São discutidas algumas implicações para as práticas profissionais dos psicólogos e dos educadores/professores.