Autor(es):
Marcelino, Mónica Filipa Louro
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/40019
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Enfermagem; Esperança; Cuidados paliativos; Criança; Pais/família; Nursing; Hope; Palliative care; Child; Parents/family
Descrição
Os cuidados paliativos pediátricos pressupõem cuidados holísticos às crianças, jovens e suas famílias onde a promoção da esperança constitui uma dimensão essencial desse cuidar, uma vez que influencia positivamente a forma como estes lidam com os cuidados específicos à criança e com as situações de agudização ou progressão de doença. Assim, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem tem a função de promover a adaptação da criança, jovem e família à doença crónica complexa, potencialmente fatal ou limitadora de vida, bem como o desenvolvimento de estratégias promotoras de esperança nomeadamente ao nível do suporte emocional, formativo e instrumental. O presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica e tem como principal objetivo descrever e analisar de forma reflexiva o percurso formativo desenvolvido na Unidade Curricular Estágio. A metodologia utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva das competências adquiridas e desenvolvidas, bem como dos objetivos traçados e das atividades realizadas nos diversos contextos da prática clínica onde decorreu o estágio, sustentados por um referencial teórico que suportou a temática selecionada para este relatório. A temática aprofundada nos módulos da Unidade Curricular Estágio foi a promoção da esperança em cuidados paliativos pediátricos. Em cada contexto de atuação foram identificadas necessidades, estabelecidos objetivos e desenvolvidas atividades, com o intuito de promover a esperança de crianças ou jovem e suas famílias em cuidados paliativos pediátricos. Para sustentar intervenções de enfermagem promotoras de esperança utilizou-se como referencial teórico o Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança de Charepe (2014) e a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson (1985). Ao longo deste percurso formativo foram também desenvolvidas e adquiridas competências específicas na ótica dos cuidados de enfermagem especializados em saúde infantil e pediátrica, potenciadas pela reflexão na prática e sobre a prática, alicerçada à evidência científica, que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional.