Autor(es):
Leitão, Filomena Sofia Marques
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/46196
Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Assunto(s): Parentalidade positiva; Intervenções de enfermagem; Positive parenting; Nursing interventions
Descrição
Com este relatório pretendo dar a conhecer o meu percurso de aprendizagem nos diferentes contextos de estágio e, consequentemente, refletir sobre o impacto do mesmo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e no que concerne ao desenvolvimento das competências científicas, técnicas e humanas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP). A temática do meu percurso formativo consiste na Promoção da Parentalidade Positiva, nomeadamente as intervenções do EEESIP que facilitam esse processo. A parentalidade é um foco de enfermagem que remete para a responsabilidade do papel parental na otimização do crescimento e desenvolvimento da criança/jovem. Uma vez que o EEESIP atua em parceria com a criança/jovem e família, tem um papel importante na promoção da parentalidade positiva. Esta visa o superior interesse da criança/jovem e o respeito pelos seus direitos, procurando assegurar a satisfação das suas necessidades e a criação de um ambiente que promova o seu desenvolvimento harmonioso e a valorização da sua individualidade e autonomia. Tendo por base as dimensões do exercício da parentalidade positiva, foram desenvolvidos projetos em cada contexto de estágio e que abrangeram áreas como a segurança infantil e prevenção de acidentes, o cuidado ao bebé com cólicas, a formação à equipa de enfermagem e multidisciplinar com enfoque na promoção da parentalidade positiva.