Autor(es): Cartaxo, José Luís Santos ; Santos, Maria Lígia Rangel ; Cartaxo, José Luís Santos ; Santos, Maria Lígia Rangel
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Planos de saúde; Satisfação do usuário; Atenção odontológica
Autor(es): Cartaxo, José Luís Santos ; Santos, Maria Lígia Rangel ; Cartaxo, José Luís Santos ; Santos, Maria Lígia Rangel
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Planos de saúde; Satisfação do usuário; Atenção odontológica
p. 25-37
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Este estudo discute a satisfação e a adesão aos planos de saúde odontológicos entre indivíduos de diferentes classes sociais. Preliminarmente, são apresentados alguns elementos conceituais necessários à compreensão do contexto em que se insere o mercado odontológico supletivo no Brasil e em Salvador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram entrevistados trinta e seis informantes, que contrataram serviços de operadoras de saúde suplementar odontológico em Salvador no ano de 2004. Mediante um roteiro de entrevistas semiestruturadas foram coletados dados sobre as representações dos planos odontológicos presentes nos discursos dos entrevistados, objetivando compreender a lógica subjacente às escolhas, em relação à contratação de um plano de saúde odontológico. Para a análise, foram selecionadas três dimensões abordadas em estudos de satisfação de serviços de saúde — a acessibilidade, a efetividade e a humanização —, além de categorias teóricas relacionadas com a forma de adesão (voluntária ou compulsória) e com a classe social dos entrevistados (proletariado ou burguesia). Algumas categorias empíricas que apareceram nos relatos também foram valorizadas na análise. Os resultados encontrados mostram um alto grau de satisfação em todas as categorias pesquisadas, o que pode ser explicado pela deficiência na prestação dos serviços públicos municipais em saúde bucal e pelo alto custo do tratamento odontológico pelo sistema de desembolso direto.