Author(s): Nobre, Caroline Soares ; Frota, Mirna Albuquerque ; Noronha, Ceci Vilar, et al. ; Nobre, Caroline Soares ; Frota, Mirna Albuquerque ; Noronha, Ceci Vilar, et al.
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Violência; Saúde Escolar; Criança
Author(s): Nobre, Caroline Soares ; Frota, Mirna Albuquerque ; Noronha, Ceci Vilar, et al. ; Nobre, Caroline Soares ; Frota, Mirna Albuquerque ; Noronha, Ceci Vilar, et al.
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Violência; Saúde Escolar; Criança
Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2017-05-05T20:31:55Z No. of bitstreams: 1 Ceci Noronha. 2016.pdf: 416965 bytes, checksum: 51c3d8361bf98a7c4d3a16fa3101fe69 (MD5)
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Entende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no mbiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer de Nº 355.525/2012. Os atos de violência são habituais para as crianças e percorrem as relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva.
Brasilia